No que cremos



Em primeiro lugar, apresentamos o Plano da Salvação de Deus para o homem pecador.
Verdades Bíblicas Fundamentais
que encontramos na Bíblia, a Palavra de Deus

“Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Salmo 11:3)


Primeira Verdade: DEUS É AMOR E JUSTO

Deus, o Criador de todas as coisas, ama cada pessoa e quer dar-lhe o melhor, isto é, a salvação e a vida eterna. Podemos comprovar isto na Bíblia: “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Deus é perfeitamente amor (I João 4:8).

Mas Deus também é perfeitamente Justo, pelo que julgará e castigará todo o pecado: "...ele é fiel e justo..." (I João 1:9); "O qual recompensará cada um segundo as suas obras... Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade... No dia em que Deus há-de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho" (Romanos 2:6,8,16).


Segunda Verdade: O HOMEM É PECADOR E MERECE O CASTIGO DE DEUS
O homem foi criado por Deus para ter um relacionamento correcto com Ele, mas escolheu a desobediência aos mandamentos e leis justas que Deus estabeleceu. A isto a Bíblia chama “pecado” e o resultado é que o homem está perdido e separado de Deus: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. ”(Romanos 3:23); Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça". (Isaías 59:2).

Qual é o castigo de Deus para o pecado? A Bíblia diz que é a morte: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23). O homem pecador não arrependido sofrerá o castigo eterno, separado de Deus e lançado no inferno: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15).

Terceira Verdade: A ÚNICA SOLUÇÃO DE DEUS É O SEU FILHO, JESUS CRISTO

Jesus Cristo é Deus Filho, encarnou, nasceu de Maria, virgem, viveu uma vida perfeita, sem pecado algum. Jesus veio do Céu à Terra com uma missão, a de salvar o homem pecador e perdido. Porque morreu crucificado em lugar do pecador, Jesus é o único caminho para Deus e o único que nos salva. “Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8); “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:8). Só Jesus Cristo é o Salvador do mundo: “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.” (I João 4:14)


Quarta Verdade: A PESSOA SÓ PODE SER SALVA SE CRER EM JESUS


A salvação é um dom de Deus, gratuito, que a pessoa recebe pela fé: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. " (Efésios 2:8-9).

A salvação é unicamente pela fé, não por obras: "Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16).

A salvação inclui arrependimento do pecador. Jesus disse: "Arrependei-vos e crede no Evangelho" (Marcos 1:15). Arrependimento é mudança de pensamento, de direção.


Jesus disse em Lucas 15:7: "...haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende...".

Para receber de Deus, gratuitamente, o dom da salvação e da vida eterna, a pessoa deve crer em Jesus Cristo, aceitá-Lo, pela fé, como seu Salvador e por meio de um convite pessoal:Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” (João 1:12);

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Actos 4:12)

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.(Romanos 10:9) 




Quinta Verdade: A PESSOA DEVE BUSCAR A DEUS E RECONCILIAR-SE COM ELE

A Bíblia diz: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." (Isaías 55:6-7);

Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." (II Coríntios 5:20).

 

 

O que fazer agora?  

Cada pessoa pode argumentar: “Já sou religioso; sou uma boa pessoa; não roubo; ajudo quem necessita; vou à igreja”. Todas estas coisas são boas mas, segundo a Bíblia, não salvam.

Lembre-se que você só pode ser salvo unicamente através da em Cristo, não por qualquer obra humana.


Gostaria de dizer  dar o importante passo crer e confiar em Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador?

Na Igreja Evangélica Baptista de Moreira da Maia temos todo o gosto em ajudar a dar este passo tão importante na vida. 
Disse o Senhor Jesus Cristo: "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?" (Marcos 8:36-37) 

Eis o sublime convite de Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)


Se deseja saber mais sobre este assunto, fale comigo. Terei muita alegria em mostrar-lhe, na Bíblia, qual o maravilhoso plano de Deus para a sua salvação. 

 

Pastor Rui Simão

 http://www.igrejabaptistamoreiradamaia.com/plano-da-salvaccedilatildeo.html 

 


O que cremos sobre:
1. As Sagradas Escrituras – A Bíblia
A Bíblia Sagrada, nos seus 66 livros, é a nossa única e toda-suficiente regra de fé e pela qual devemos reger as nossas vidas. Foi escrita por homens divinamente inspirados e é o único registo da revelação pessoal de Deus. A Bíblia é plena, exclusiva, verbal, inerrante e infalivelmente inspirada e preservada por Deus (II Timóteo 3:16-17; Romanos 15:4; II Timóteo 3:16-17; I Pedro 1:23-25; II Pedro 1:21; Salmos 12:6-7; 19:7-8; 119:89; Isaías 40:8).
Na Sua providência, o Senhor Deus preservou a Sua Palavra ao longo dos séculos pelo Texto Massorético (Velho Testamento) e pelo Texto Tradicional, também chamado “Receptus”, Recebido (Novo Testamento). Estes textos serviram de base a todas as Bíblias da Reforma: King James Version, do ano 1611 e a de João Ferreira de Almeida de 1681 e 1753. A Bíblia que recomendamos é a Almeida Corrigida Fiel ou a Almeida Revista e Corrigida (mas esta só até à edição de 1894), porque são baseadas nos textos Massorético e Tradicional.

2. Deus
Há somente um único Deus, vivo e verdadeiro, Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas em 6 dias literais, Ser pessoal eterno, sem divisão de natureza, ser ou essência, que existe, subsiste e se manifesta em três pessoas distintas, iguais em poder, glória e posição: Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo (Mateus 28:19; João 4:24; II Coríntios 13:13; I Pedro 1:2).

2.1. Deus o Pai
Deus, como Pai, reina com cuidado providencial sobre o Seu universo, as Suas criaturas e o curso da história humana, segundo os propósitos da Sua graça. Ele é Todo-poderoso, perfeito em amor e sabedoria. Ele é o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores. É verdadeiramente Pai para todos os que aceitam Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador pessoal. (João 1:12; Gálatas 3:26)

2.2. Jesus Cristo – Deus o Filho
Jesus Cristo é o eterno Filho Unigénito de Deus. Na Sua encarnação, Ele foi concebido do Espírito Santo e nascido da virgem Maria. Na Terra, viveu, revelou e consumou de forma perfeita e sem pecado a vontade de Deus. Cristo deu a Sua vida e morreu na cruz em lugar do homem pecador para pagar a pena e a culpa do pecado, que é passar a eternidade condenado ao inferno, separado de Deus. Ao derramar o Seu sangue na cruz, o Senhor Jesus Cristo providenciou completamente para o homem pecador a expiação dos seus pecados. Depois de morto, o Senhor Jesus foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia com um corpo glorificado e apareceu aos Seus discípulos de forma visível, audível e palpável. Ascendeu corporalmente ao Céu e é agora exaltado à mão direita de Deus, como o único Mediador entre Deus e os homens (Isaías 53:4-6; João 1:1-2,18; Isaías 53:4-6; Actos 1:10-11; I Coríntios 1:23; I Timóteo 2:5)

2.3. Deus o Espírito Santo
O Espírito Santo é o Espírito de Deus. Foi Ele quem inspirou os homens santos de outrora a escreverem as Escrituras. Habilita hoje o homem a compreender a verdade através da sua iluminação. Exalta Cristo como Senhor. Convence do pecado, da justiça e do juízo. Convida os homens ao Salvador e efectua a regeneração. Cultiva o carácter cristão, conforta os crentes, habita neles e confere-lhes dons espirituais através dos quais servem a Deus na Sua Igreja. Ilumina os crentes, reveste-os de poder para a adoração e para o serviço da evangelização. (João  15:26; 16:7-8; I Coríntios 12:1-11; II Pedro 1:21).

3. O Homem
O homem foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança, como coroa da Sua criação. O primeiro homem, Adão, era no princípio inocente e sem pecado, sendo dotado de liberdade de escolha. No uso da sua liberdade, o homem pecou contra Deus e, por transgressão voluntária da lei de Deus, caiu do seu primitivo estado, trazendo o pecado sobre toda a humanidade. A sua posteridade herdou, consequentemente, uma natureza pecaminosa, de sorte que todos se tornaram transgressores, estando debaixo da condenação da morte eterna no inferno, sem nenhuma desculpa. (Génesis 1:27, 31; 2:16; Actos 17:26; Romanos 5:12-19; Efésios 2:1-3)
  
4. A Salvação
A salvação de um pecador é inteiramente de graça, sem qualquer obra humana, através da morte expiatória de Jesus Cristo que derramou o Seu sangue na cruz por todos os homens. A salvação é oferecida por Deus a todos os que, pela fé, aceitam Jesus Cristo como seu Salvador. Deus quer que todos os homens sejam salvos. Para receber a salvação, a pessoa tem de confiar, de crer em Jesus Cristo e no Seu sacrifício na cruz. A salvação inclui nascer de novo, uma mudança produzida pelo Espírito Santo, e a justificação do pecado, acto pelo qual Deus, considerando os méritos de Cristo, perdoa o homem dos seus pecados e o declara justo, trazendo a paz e a reconciliação do pecador com Deus, tornando-o um filho de Deus.  A salvação inclui o arrependimento do pecador do seu pecado. A salvação é certa, segura e eterna. Uma vez salvo, salvo para sempre. (João 1:12-13; 3:3, 5, 7; 5:24; 10:28-29; Actos 16:30-31; Romanos 5:1, 9; 8:1, 38-39; Efésios 2:8-9; I João 1:7).

 
5. A Igreja
A igreja de Jesus Cristo é, segundo o Novo Testamento, um corpo local de crentes baptizados, unidos pela mesma fé e propósito de louvar e adorar somente a Deus, pregar e estudar a Palavra de Deus, ter comunhão e edificar os salvos, praticar as duas ordenanças de Cristo, o Baptismo e a Ceia do Senhor, realizar a Grande Comissão de fazer discípulos de Cristo em todo o mundo. Jesus Cristo é a Cabeça da igreja. A igreja é governada pela Palavra de Deus e os seus únicos oficiais são os pastores e os diáconos. A igreja local é autónoma, soberana, independente, não reconhecendo sobre si nenhuma autoridade de órgãos eclesiásticos ou governamentais, aceitando unicamente a Cristo como seu cabeça e o Espírito Santo de Deus como o seu guia. (Mateus 28:19-20; Actos 2:41-47; 20:17;  6:5-6; 15:22;  I Coríntios 12:13; Gálatas 3:26-28; Efésios 1:22-23; 2:13-14; 5:23; Colossenses 3:11-14; I Timóteo 3:1, 12).

6. As "Ordenanças" da Igreja – O Baptismo e a Ceia do Senhor
6.1.  O Baptismo bíblico é a imersão do crente na água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É um testemunho, o primeiro acto de obediência, submissão e identificação do crente com o seu Salvador e Senhor, Jesus Cristo. O baptismo simboliza e retrata a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Representa que o convertido morreu para o pecado, foi sepultada a sua velha natureza e ressuscitou para uma nova vida em Cristo.  O baptismo é um requisito prévio à entrada do crente na comunhão da igreja local e dá-lhe acesso à Ceia do Senhor.
6.2. A Ceia do Senhor tem o propósito de lembrar o sacrifício de Jesus Cristo, a Sua morte na cruz para nos salvar. É celebrada pelos membros da igreja em memória de Jesus Cristo, precedida por um auto-exame pessoal e arrependimento do pecado. O pão e o cálice, contendo o fruto da vide, representam respectivamente o corpo e o sangue do Senhor Jesus Cristo. A Ceia do Senhor é celebrada pela igreja até que o Senhor venha.
(Mateus 26:26-30; Marcos 14:22-26; Lucas 22:14-20; Actos 2:41-42; 8:36-39; Romanos 6:1-5; I Coríntios 11:27-30; Gálatas 3:27; Colossenses 2:12)

7. O Dia do Senhor
O Domingo, Dia do Senhor e o primeiro da semana, é o dia em que o crente comemora a ressurreição de Cristo. (Mateus 28:1; Marcos 16:2; Lucas 24:1; João 20:1, 19; Actos 20:7; I Coríntios 16:2; Apocalipse 1:10). 

8. Seres Espirituais
8.1. Anjos - Deus criou incontáveis anjos, seres espirituais que executam a Sua vontade e servem o povo de Deus, aqueles que hão-de herdar a salvação.
8.2. Satanás - Um dos maiores anjos, Lúcifer, criado em perfeição por Deus, caiu  voluntariamente no pecado da soberba e rebeldia e transformou-se em Satanás. Ele batalha contra Deus e contra o Seu povo, tentando frustar o plano de Deus e fazendo os homens cair na tentação e no pecado, para levá-los à perdição.
8.3. Demónios -  Os demónios são os anjos que voluntariamente pecaram e que Satanás arrastou consigo. À semelhança de Satanás, são maus e afligem os homens. O Senhor Jesus Cristo venceu o diabo na cruz. Satanás e os seus anjos, demónios, serão todos julgados e lançados eternamente no Lago de Fogo.  (Génesis 3:1-15; 28:12; 32:1; Êxodo 23:20; 32:34; Jó 1:6; Salmo 2:1; 34:7; Is 14:9-15; Ezequiel 28:12-17; Mateus 4:10; Lucas 9:10; 10:17-18; 22:31; I Coríntios 10:21; Hebreus 1:14; Apocalipse 5:11; 12:4; 20:10).

9. Os Últimos Acontecimentos
Deus, na Sua soberania, no Seu devido tempo e a Seu modo, conduzirá todas as coisas neste mundo ao seu adequado termo. Jesus Cristo voltará pessoal e visivelmente em glória, de acordo com a Sua promessa. A igreja será arrebatada para se encontrar com o Senhor Jesus Cristo nos ares antes da Grande Tribulação, no final da qual, Jesus Cristo estabelecerá o Seu reino de mil anos na terra. Haverá a ressurreição dos mortos e o Senhor Jesus Cristo julgará todos os homens com rectidão. Aqueles que persistirem na incredulidade e na impenitência receberão no inferno a sua eterna punição. Os salvos fruirão a bem-aventurança eterna em seu corpo ressuscitado e glorificado, e habitarão eternamente no Céu com o Senhor.
(Mateus 25:31-46; Lucas 18:8; 23:42-43; Actos l: 7-l l; João3:36; 12:25- 26; Salmos 10:4; I Pedro 4:7; I Coríntios 6:9-10; 15:50-58; Hebreus 1:10-12; Mateus 13:37-43; Lucas 14:14; Daniel 12:2; Apocalipse 22:1 1; I Tessalonicenses 4:16- 17; II Tessalonicenses 1:6-12; Romanos 2:2-16; I João 4:17; Apocalipse 20).

Sem comentários:

Enviar um comentário